Em 1666, quando a peste bubônica devastou grande parte do mundo e começou a chegar a Londres, Isaac Newton estudava na Universidade de Cambridge quando fugiu para a propriedade rural de sua família para se isolar da multidão do vírus.
Foi lá, em seu isolamento de 18 meses, que ele teve o que agora é conhecido como seu annus mirabilis, ou “ano maravilhoso”, em que ele descobriu e desenvolveu a teoria da gravidade quando uma maçã caiu da árvore – e teve o luxo do tempo para refletir. Uma fração da grandeza que o Renascimento traria à humanidade após a perda e a tragédia que a praga trouxe a grande parte do mundo.
A história nos mostra que as crises cataclísmicas podem trazer profundas mudanças sociais e culturais – como a Covid-19 foi sentida em todo o mundo, devastando e interrompendo a vida como a conhecemos em algumas das cidades mais icônicas do mundo, de Milão a Nova York. Uma quietude foi forçada nesses lugares agitados, lockdowns rigorosos foram seguidos e o mundo, pela primeira vez em muito tempo, ficou parado.
Em um canto de Nova York e na pequena cidade de Te Kauwhata, na Nova Zelândia, Sarah Jessica Parker e os cofundadores da Invivo, Tim Lightbourne e Rob Cameron, criaram virtualmente um vinho. “Não tínhamos escolha!”, diz a atriz sobre o desenvolvimento dos vinhos durante esses tempos sem precedentes. “Eu tive que fazer três misturas virtuais. Na primeira rodada, eu estava realmente em dúvida se poderia fazer isso com confiança no resultado”, diz Sarah enquanto filma “And Just Like That…”, a série de revival “Sex and the City”, prevista para estrear no HBO Max.
A decisão de criar virtualmente o Invivo X, SJP Sauvignon Blanc precedeu o tremendo sucesso do Invivo X, SJP Rosé, que também foi degustado e combinado com grande sucesso. O vinho ganhou medalhas de ouro durante um teste às cegas e ganhou o troféu Europe Rosé, na Competição Internacional de Vinho de Nova York de 2021.
O poeta italiano Giovanni Boccaccio escreveu em “Decameron” sobre perspectivas muito diferentes de dez amigos ao tentarem lidar com a peste bubônica enquanto se isolavam juntos, se divertindo em uma vila fora de Florença – uma cidade que foi devastada pela doença.
Boccaccio escreveu que algumas pessoas acreditavam que “o remédio mais certo para uma doença tão maligna era beber [pesadamente], aproveitar os prazeres da vida e sair por aí cantando e se divertindo”, talvez porque não havia nada além do presente como garantia e a veracidade de a peste era tão desconhecida que a única coisa prometida era o prazer e um copo de vinho.
Embora hoje tenhamos muito mais consciência científica de como lidar com a Covid-19, por meio do distanciamento e da vacinação, logo finalmente será possível se reunir com os entes queridos e compartilhar uma garrafa de vinho ao ar livre. Há algo muito mais significativo nas coisas simples que talvez antes tínhamos como garantidas. O ato de compartilhar uma bebida com os amigos, agora, será mais bonito do que nunca.
“Esperamos que os nossos vinhos possam alegrar em todos os sentidos. Quando penso nos nova-iorquinos e em nossos clientes em todo o mundo bebendo nossos vinhos, espero que eles estejam aproveitando cada parte da experiência, desde o cheiro e o sabor até a refeição ou o compartilhamento com amigos. Significa muito para nós que nossos clientes tenham escolhido uma garrafa de Invivo X, SJP para seus jantares ou comemorações”, disse Sarah.
O sabor do Invivo X, SJP Sauvignon Blanc é “ligeiramente maior e mais redondo do que um típico Marlborough Sauvignon Blanc. Trabalhamos com as películas e trazemos algum carvalho, e tem uma textura real que é importante para nós”, diz Cameron, que ajudou a criar este vinho virtualmente.
“Sabemos que a Sarah Jessica Parker é muito apaixonada pelo processo. Trabalhar juntos online definitivamente não é o mesmo que pessoalmente, mas nós conseguimos lidar enviando as mesmas amostras e as combinando e as experimentando juntos virtualmente. Nos divertimos muito”, diz Lightbourne.
Já o Invivo X, SJP Rosé tem sabor de morangos silvestres frescos, que nos teletransporta para o interior da França, em um período em que viajar está difícil. “O nosso rosé francês é seco, mas tem um aroma tão perfumado e um sabor sutil de morango. Eu me perguntei se as pessoas quase acreditariam que é real por causa de suas notas de morango”, explica Sarah sobre seu Rosé premiado.
“O vinho realmente tem a identidade dela, e nós amamos isso. A Sarah desenvolveu um estilo de Sauvignon Blanc que é suave com uma influência sutil de carvalho”, diz Cameron. Um vinho que tem sabores de frutas cítricas maduras e tropicais típicas do Marlborough Sauvignon Blanc, mas o Invivo X da Sarah também tem uma pitada salgada, “oferece algo diferente à amplitude dos Sauvignon Blancs já disponíveis”, explica.
Sarah Jessica Parker diz: “Estar em uma sala com Rob [Cameron] em misturas anteriores não é apenas muito divertido, mas informativo, extremamente proveitoso e me dá mais coragem e confiança de que ambos estamos alinhados. Isso simplesmente não era uma opção. Mas chegamos onde queríamos e amamos a mistura, e acho que realmente conseguimos nos manter separados, mas juntos, enquanto o mundo luta pela saúde.”
Ao longo da pandemia de Covid, a falta de acesso a alimentos em todo o mundo cresceu dramaticamente. “A fome não é definida por gênero, raça ou educação e aumentou exponencialmente em todo o mundo após a pandemia. É especialmente doloroso que tantas crianças sejam afetadas”, diz Sarah, que defende crianças vulneráveis com seu trabalho com a UNICEF, desde 1997, e o Banco de Alimentos da cidade de Nova York.
O Invivo X, SJP fez parceria para ajudar a combater a fome entre as crianças, doando merenda escolar para o FEED, que trabalha com o Programa de Alimentos da ONU em 63 países.
À medida que o mundo começou a se abrir um pouco nos últimos meses, após mais de um ano de lockdowns e restrições rigorosas, os sons reconfortantes de copos tilintando em restaurantes ao ar livre e as risadas nas ruas têm voltado, dando a todos nós um gostinho da tão necessária comunidade e normalidade.
Sarah Jessica Parker é uma das atrizes e empreendedoras mais icônicas de Nova York e, sem dúvida, uma embaixadora cultural da cidade. Os telespectadores de todo o mundo conhecem a personagem da atriz, Carrie Bradshaw, que ela trouxe à vida mostrando a realidade, a arte, a criatividade e a emoção da vida na metrópole, fazendo as pessoas sonharem em construir uma vida criativa para si mesmas. Sarah disse que agora está sentindo aquele movimento crescente na mudança positiva.
Talvez, este raro momento trará o início de um Renascimento na cidade de Nova York e no mundo. “Estou extremamente esperançosa. Costumo ser bastante otimista em geral, mas houve um período de cerca de sete meses, ou talvez mais, em que me senti muito preocupada e não particularmente otimista sobre o futuro de nossa cidade”, ela confessa.
Fonte Forbes
Comentários