top of page
Foto do escritorocarcaranews

Pagamentos do governo brasileiro por ordem judicial podem atingir 2022 como um "meteoro"

O ministro da Economia do Brasil, Paulo Guedes, disse nesta terça-feira que o pagamento integral de 90 bilhões de reais (US $ 17 bilhões) de ordens judiciais federais potencialmente previstas para 2022 atingiria o orçamento do governo como um "meteoro".


Esses pagamentos são desembolsos ordenados pelo tribunal, geralmente compreendendo indenizações, benefícios e restituições de impostos que o governo deve fazer após derrotas legais no tribunal.


Guedes disse que eles totalizavam cerca de 13-16 bilhões de reais por ano no início da última década, antes de subir para cerca de 40-50 bilhões de reais por ano quando o atual governo do presidente Jair Bolsonaro assumiu o poder em 2019.


De repente, esse valor disparou para 90 bilhões de reais, disse Guedes, acrescentando que não tinha certeza de como isso aconteceu.


"Talvez tenhamos adormecido ao volante", disse Guedes, acrescentando que o governo pode ter "falhado" em algum ponto do caminho. Mas ele negou que a situação pudesse ser muito diferente porque essas questões estão "fora de nosso alcance".


Este foco renovado nos desafios fiscais do Brasil pesou fortemente sobre a moeda na terça-feira, com o dólar americano subindo 2% para 5,27 reais.


Guedes também disse na terça-feira que o programa de bem-estar social Bolsa Família reforçado em todo o país, programado para ser lançado depois de novembro, foi orçado e não ameaçará a regra fiscal do governo de 'teto de gastos'.


Mas os potenciais 90 bilhões de reais de pagamentos de ordens judiciais, se executados, afetariam todos os gastos do governo, alertou.


Fonte Reuters


2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page