top of page
Foto do escritorocarcaranews

Mente & Corpo: O sapo, o escorpião e “O Golpista do Tinder”

Sapo: “Ainda estamos no meio do rio e corremos o risco de morremos afogados. É mesmo assim, por que você me picou sr. Escorpião?” Escorpião: “Porque esta é a minha natureza, sr. Sapo.” Esopo (620-560 a.C.), escritor grego


Enquanto eu assistia o documento da Netflix “O Golpista do Tinder”, as pessoas acusavam as vítimas de serem as culpadas por caírem no conto do filho-do-milionário-do-império-dos-diamante. “Você não queria um homem rico para te bancar, pois bem-feito”. Entre outras ofensas, as vítimas foram desacreditadas e descredibilizadas. Além de arcar com as perdas financeiras irreversíveis e feridas emocionais, viveram a via cruzes até conseguir fazer com que os produtores levasse a uma grande distribuidora de streaming mundial este documentário denúncia.


A pergunta que me fazem com frequência é porque pessoas - independente da classe social, nível acadêmico, crença religiosa ou raça - ainda caem neste tipo de golpe? A resposta é objetiva, porque de acordo com a Dra. Ana Beatriz Barbosa Silva, autora do livro Mentes Perigosas, 25% da população tem algum tipo de psicopatia – leve, média ou alta - e se você não estiver atento aos sinais, pode ser uma potencial vítima.


Os excelentíssimos advogados da AACE que sempre estão lendo nosso artigos no Carcará News, pelo menos em sua formação tiveram conhecimento das teses de Cesare Lombroso, psiquiatra e criminologista italiano do século 19, que afirmava que era possível identificar criminosos por meios de aspectos genéticos, físicos e estéticos. Ou seja, o criminoso teria aparência própria específica, de determinado grupo étnico. Além de estar cientificamente superada, tal teoria hoje é considerada como preconceituosa e perpetua uma camada de fumaça para proteger os verdadeiros criminoso, pois assim como a vida imita a arte, as aparências enganam e confundem todos nós.


Especificamente, quando se fala dos psicopatas, geralmente se pensam em casos extremos como “O maníaco do Parque”, que é foi categorizado como um assassino em série. Este caso é categorizado como o nível mais alto, dado que o próprio aliciava as mulheres a entrarem com ele dentro do parque do Estado em São Paulo, fora condenado 284 anos de prisão após 11 vítimas fatais e 9 crimes de estupro.


Os psicopatas do nível intermediário, por exemplo, seria o indivíduo que planeja o crime, mas não o excuta, contrata um profissional, determina dia e hora e no mesmo momento se faz ser visto em lugar público para não levantar suspeitas.


Os psicopatas nível leve, andam entre nós, como lobos em pelo de cordeiro. Em nossos grupos de WhatsApp, local de trabalho, frequentam a mesma religião, estão a todo vapor nas redes sociais. Agradáveis, em geral demonstram ter um estilo de vida de alto padrão, e em busca das potenciais vítimas, dedicam tempo para extrair de forma sutil e quase imperceptível informações - porta de entrada - que serão uteis para atingir seus objetivos.


Não se enganem, psicopatas não tem empatia, não se preocupam com a vítima e quando não há mais interesse ou benefícios, estas são descartadas, eles seguem em busca, as vezes ao mesmo tempo de novas vítimas em potencial.


Um caso bem famoso no Brasil e o “Golpe do filho do dono da Gol”, no qual o golpista arrendou um helicóptero, muitos seguranças e carros de luxo para ir à Bahia no evento de lançamento da Gol no Brasil. Não, nenhum dos serviços acima foram pagos, apenas utilizando sua capacidade de convencimento, um ilustre desconhecido conseguiu, burlar a segurança, entrar no resort e dar entrevista para ao vivo para Amaury Jr.


Você deve pensar, mas qual crime ele cometeu?


Estelionato - Art. 171 - Obter, para si ou para outrem, vantagem ilícita, em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro, mediante artifício, ardil, ou qualquer outro meio fraudulento.


Quantas vezes, nos últimos anos, você leu, viu ou ouviu de crimes que tem estas mesmas características? Um exemplo comum, são as pirâmides financeiras, que comumente são noticiadas inclusive aqui pelo Carcará. Neste momento no Senado Federal, tramita o Projeto de Lei n° 3706, de 2021 que propõem tipificar a constituição de pirâmide financeira e a intermediação ou a negociação de criptoativos com o objetivo de praticar crimes.


Devido as notícias recentes, você leitor, pode ter a falsa sensação de que novo golpe da praça é o “Golpe do Amor”, mas isto também é uma prática antiga, apenas aperfeiçoada pela tecnologia dos aplicativos de relacionamento e redes sociais. Assim caso do seriado, o objetivo do golpe é se passar por um interesse romântico, que promete realizar o desejo de se tornar para a vítima “o príncipe ou princesa encantada dos contos de fada”, que irá te amar, se casar e viver o resto da vida a seu lado. Quando a vítima está seduzida pela oferta, o golpista pode seguir com seu plano.


Em contraponto as críticas do primeiro parágrafo, recentemente tivemos o caso do jogar de vôlei italiano que há 15 anos pensava estar noivo da modelo brasileira Alessandra Ambrósio, que perdeu o equivalente de R$ 4,3 milhões.


No ano passado, eu escrevi um texto aqui no Carcará sobre o “Golpe do Passaporte”, no qual homem de origem árabe, tentando sair do seu país pretende estar envolvido romanticamente por mulheres brasileiras e propondo casamento, que veem nesta oportunidade encontrar seu par romântico e acaba assumindo responsabilidades sobre seus atos e sustentá-lo economicamente. Existe um alerta do Itamaraty, disponibilizado no final deste texto com informações sobre o ‘Casamentos por conveniência’.


Neste mesmo texto, eu citei o “Golpe do Pacote” no qual mulheres depositam valores em contas internacionais pensando que estão pagando a taxa para retirar no aeroporto um pacote com presente, joias e dinheiro de um engenheiro ou soldado americano.


Neste momento em todos os veículos de notícia, informam que fora desmantelada em São Paulo a quadrilha do “Golpe do Tinder”, no qual uma das integrantes se passava por uma mulher no aplicativo de encontros, cujo objetivo era atrair homens para um encontro romântico. As vítimas, ao chegar no local indicado, eram sequestrados, torturadas e roubadas, até o presente momento temos sete vítimas, sendo três fatais.


A única possibilidade de não se tornar vítima e estar atenta aos sinais: mantenha sigilo sobre dados pessoais, siga todas as orientações de especialista de segurança e assista nossa Live no dia 24/Fev que ficara gravada na página do Instagram do Carcará.



Leitura complementar: Manual de Sobrevivência dos Golpes de Amor na Web

Casamentos por conveniência



Psicóloga Masilvia Diniz

@psicomasilviadiniz

Psicóloga Clínica - CRP-06/89266

Atendimento Online para Brasileiros que vivem no Mundo.







31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page