top of page
Foto do escritorocarcaranews

Gente & Gestão: " Gestão humanizada – Um caminho sem volta!"

Durante muito tempo os líderes foram compelidos a atuar junto a suas equipes em busca de atender as demandas e os resultados operacionais a todo custo. Esse movimento, que na minha opinião está ultrapassado, causa na prática a geração de um clima organizacional tenso, sem harmonia e com a possibilidade de provocar em seus colaboradores a tão temida Síndrome de Burnout e os relacionamentos mecanizados.


“A gestão humanizada é um conceito que preza pelo maior cuidado com as subjetividades de cada um. A ideia é proporcionar um ambiente de trabalho mais saudável, com maior flexibilidade e em que o colaborador tenha mais suporte emocional.”

Não podemos ignorar que a busca por resultados e os altos níveis de produtividade são normais dentro de uma organização. As metas devem sim, serem perseguidas incansavelmente, assim como, os resultados esperados sejam entregues, no entanto, é necessário que haja um equilíbrio nessa equação.


Observamos que para tanto os líderes passaram a reconhecer e adotar uma GESTÃO HUMANIZADA, onde o colaborador é visto como peça fundamental para o desenvolvimento organizacional e isso faz com que ele se sinta motivado a desempenhar suas funções de uma forma mas assertiva, comprometida e, em paralelo, as equipes tornam-se mais eficientes, motivadas, produtivas e consequentemente entregando os resultados esperados pela organização.


Para a adoção de uma gestão humanizada é necessário que os líderes impulsionem as relações com os colaboradores baseadas em princípios e valores humanos, além do exercício de práticas de “cuidado” que fortalecem o sentimento de realização profissional, pertencimento e proporcionam uma melhor convivência no ambiente de trabalho, desenvolvendo processos de gestão cuja liderança sirva como inspiração aos colaboradores, uma vez que estas são fontes das quais se haure energia.


Alguns estudos nos mostram que para a implantação é preciso:


Observar:

O líder deve estar atento e observar os colaboradores, suas demandas e entender as subjetividades de cada um, suas necessidades diárias no ambiente de trabalho e como a empresa pode ajudar. Esse é o primeiro passo para conseguir humanizar a gestão.


Aproximar:

Para que se estabeleça uma conexão e uma relação de confiança entre gestores e colaboradores, a aproximação é fundamental, talvez a etapa mais importante. Os colaboradores precisam sentir que tem suporte para trabalhar e liberdade para se expressar.


Adaptar:

A empresa precisa estar aberta a mudar ideias, processos e conceitos, sempre entendendo como isso impacta na gestão de pessoas. A adaptação deve ser recíproca – colaborador e empresa e cabe a cada um se esforçar para essa que haja uma sintonia das necessidades de ambos.

São medidas simples que certamente impactarão positivamente na empresa e nos seus resultados, com uma maior produtividade e um clima organizacional saudável.




Fátima Santana é apaixonada por gestão e gente, atua como executiva há mais de 17 anos em empresas dos segmentos da indústria, construção civil e saúde.

Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceara e Administração de empresas pela Unifor, com MBA em Gestão financeira e Controladoria - FGV e MBA de Gestão Estratégica de Pessoas - FGV.

Formação em Mentoria Estratégica , pelo Creative Learning Institute , Gestão, Estratégia e Liderança - APG Sênior - Amana Key e A Busca por Excelência com Foco em Resultados - Modelo Disney - IBEX e IDEPRO – Orlando/EUA




Convido você a contribuir com esta coluna. Deixe seu comentário o que achou do tema, experiências que queira dividir ou até indicar quais temas devam ser abordados.


59 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page