“Você pode sonhar, criar e construir o lugar mais maravilhoso
do mundo, mas é preciso ter PESSOAS para tornar esse sonho
em realidade “Walt Disney”.
A gestão de pessoas é uma das áreas que tem passado por profundas transformações e em sua evolução com a necessidade de mudanças vem obtendo um relevante destaque nas organizações, deixando de ser simplesmente um “departamento” para conquistar definitivamente um espaço estratégico e nos resultados das empresas.
Com os novos tempos e as modernas ferramentas da administração, passou-se a aplicar os processos digitais em RH, passando a utilizar a tecnologia a seu favor: Big data, Inteligência artificial, internet das coisas, realidade virtual e aumentada, gamification ... esses são os caminhos que estamos trilhando a passos largos.
Mas, a principal e mais expressiva mudança foi o reconhecimento que as pessoas são as responsáveis pela excelência das organizações bem-sucedidas e que elas são o grande diferencial competitivo das empresas, essa é a cada dia a tendência real e inexorável.
“Líderes excelentes desenvolvem colaboradores excelentes, que interagem com os clientes de uma maneira excelente e trazem resultados extraordinários para a organização”.
Dessa forma, a gestão de pessoas tem que estar muito atenta e atuante com a experiência do colaborador, com a percepção dos valores tangíveis e intangíveis que o mesmo tem em sua trajetória na empresa, desde a infraestrutura física e digital, políticas, processos, atividades e ferramentas para a realização do trabalho. Tudo isso interfere na redução do turn-over, nas despesas de recrutamento e impactam positivamente na imagem da empresa junto a sociedade.
Não podemos esquecer os detalhes que fazem a diferença, as pequenas sutilezas no dia a dia das pessoas que fazem parte das organizações. A celebração de cada conquista, o reconhecimento, o feedback constante, o olhar atento do gestor para sua equipe motivando-a , identificando oportunidades de crescimento e desenvolvendo-os, envolvendo-os nos projetos , ouvindo-os , e em tempos de pandemia preocupando-se também com a saúde mental de sua equipe , são algumas das formas para criar um ambiente organizacional saudável e propicio para gerar o engajamento total e equipes de alta performance.
O senso de pertencimento, o comprometimento e o engajamento das equipes, como eles interagem com os clientes promovendo a fidelidade à marca e garantindo assim a continuidade da empresa, todos esses fatores impactam de forma determinante nos resultados da empresa.
Nunca teremos uma organização de sucesso sem que existam os preceitos básicos de uma administração moderna e eficiente: alinhamento de propósitos e valores empresa, pessoas, inovação, simplicidade, desenvolvimento, empatia e acima de tudo dedicação a causa maior, a razão da existência da organização, “O Cliente “.
Fátima Santana é apaixonada por gestão e gente, atua como executiva há mais de 17 anos em empresas dos segmentos da indústria, construção civil e saúde.
Graduada em Direito pela Universidade Federal do Ceara e Administração de empresas pela Unifor, com MBA em Gestão financeira e Controladoria - FGV e MBA de Gestão Estratégica de Pessoas - FGV.
Formação em Mentoria Estratégica , pelo Creative Learning Institute , Gestão, Estratégia e Liderança - APG Sênior - Amana Key e A Busca por Excelência com Foco em Resultados - Modelo Disney - IBEX e IDEPRO – Orlando/EUA
Convido você a contribuir com esta coluna. Deixe seu comentário o que achou do tema, experiências que queira dividir ou até indicar quais temas devam ser abordados.
Commentaires