top of page
Foto do escritorocarcaranews

Garimpeira de tecidos e memórias, a empreendedora une ancestralidade e afeto na criação de suas peça

Desde pequenas, Loo e sua irmã foram estimuladas por sua mãe a criar com o que tinham disponível em casa... Pedaços de pano, recortes de revista, tudo que poderia ser transformado.



A presença feminina sempre esteve muito forte na vida de Loo. A principal fonte de inspiração do seu trabalho sempre foi as mulheres de sua cidade, Salvador - Bahia. É nesta cidade repleta de história e cultura africana que fica seu ateliê. Lá, a artista cria para suas marcas Dresscoração, de roupas, e Iloostre, de jóias.


Dresscoração começou com a ideia de garimpar tecidos brasileiros com uma estética similar a tecidos africanos e da vontade de Loo de desenvolver roupas que ela realmente gostasse de usar e que não necessariamente estivessem seguindo tendências da moda.


Em paralelo, a artista tem focado principalmente no desenvolvimento da Iloostre. Seu trabalho de criação das jóias vem da pesquisa sobre as ganhadeiras, que "foram as primeiras mulheres empreendedoras do Brasil", afirma.


Sem muito acesso a bancos ou formas de investir o dinheiro que ganhavam de transações comerciais com embarcações, por exemplo, as ganhadeiras investiam seu dinheiro em jóias. Loo ficou apaixonada pela história das jóias de criola e criou suas próprias peças trazendo a referência de sua ancestralidade: as jóias de negona.



Seu trabalho também é influenciado pela natureza de sua cidade, pelo mar e sua relação com as divindades africanas, como Yemanjá.


Uma de suas peças mais únicas é a "Peruconcha". Sim, é exatamente isso: uma peruca de conchas!


Loo acredita que seu trabalho traz, além da parte comercial, algo muito importante, um lugar afetivo onde outras pessoas conseguem se identificar, cruzar suas histórias, compartilhar o que ela faz.



"É muito prazeroso, porque eu me sinto útil, entrego um produto mas também entrego um serviço para meu grupo social e isso pra mim é o sentido de tudo".



Fonte Domestika

0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page