Por causa de uma onda que tem tomado conta de muitos jovens (e adultos!) nos últimos anos, muitas pessoas ainda tem a curiosidade de saber o que é e outras já viraram fãs de carteirinha dos "doramas asiáticos.
Doramas, ou dramas, que na verdade é como são chamados (doramas é uma corruptela da pronúncia oriental da palavra drama) são séries de TV orientais, mas pode chamar de novelas também, não tem problema.
Os doramas têm tamanho finito, como uma minissérie, mas sua levada é mais parecida com a das novelas do que com a das séries de TV. A verdade é que é um gênero totalmente diferente e só assistindo alguma obra é que você poderá entender, fazendo comparações apenas podemos ter uma ideia aproximada.
A palavra Dorama vem do japonês テレビドラ (terebi dorama), que significa drama televisivo. Também nomeado como j-drama, é a designação dada aos dramas televisivos em língua japonesa. No ocidente usamos o termo para designar qualquer série asiática feita para televisão, o que no Brasil seriam as novelas.
Os dramas sul-coreanos são chamados de K-dramas, tem normalmente uma temporada com 16 episódios ou até 20 episódios. Na China são produzidos os C-dramas. Não seguem um padrão, o drama e podem ter mais de 50 episódios. Ainda existem os dramas Taiwaneses (Tai-Dramas) e os Tailandeses (Lakorn).
Enfim o que são DORAMAS?
São séries asiáticas produzidas para a televisão. Vem ganhando força com a Onda Hallyu (vide meu primeiro artigo ;D )
Por mais que os K-dramas sejam os de maior sucesso hoje, o mundo ocidental começou a conhecer os dramas asiáticos através das produções japonesas. O Japão já exportava animes, mangás e tokusatsu.
Os dramas são muito mais do que histórias contadas, ele levam o expectador ocidental a conhecer outras culturas com normas e costumes bem diferentes dos que estamos acostumados. Na fazem viajar para o outro lado do mundo, nos despertam a curiosidade de provar a culinária oriental. Levante a mão a dorameira que nunca teve desejo de comer algo que apareceu no drama? Eu já provei diversos pratos coreanos.
Os doramas podem ser vistos por sites, aplicativos ou plataformas de streaming. As mais populares são Viki, Kocowa, Netflix e também na TV aberta pelo canal Loading. No dia 15 de fevereiro estreou Descendentes do Sol, um dos meus queridinhos.
Meus favoritos (fica a dica) são os sul-coreanos, tenho cerca de 150 títulos na minha lista de assistidos, os chineses estão em segundo lugar com um pouco mais de 20 títulos e em terceiro os Taiwaneses.
Não podemos confundir o nome drama com o gênero, existem produções dos mais diversos gêneros: romance, ação, terror, suspense, policial, fantasia e tantos outros.
A minha dica para se aventurar neste universo é começar por um gênero de sua preferência. Como uma romântica incorrigível foi natural iniciar pelo romance, mas hoje os meus favoritos são os dramas históricos e de guerra.
Querem dicas de doramas? Peçam nos comentários, isso é assunto para um novo encontro.
Mariana Beltrão é nordestina, nascida e criada no Recife – PE. Jornalista por formação e coordenadora de museu há uma década, conheceu a esfera coreana no final do ano de 2016.
Posso dizer que foi amor “à primeira maratona”, são mais de cem títulos assistidos e sempre uma lista infinita dos para assistir. Espero compartilhar um pouco da cultura asiática com vocês.
Convido você a contribuir com esta coluna. Deixe seu comentário o que achou do tema, experiências que queira dividir ou até indicar quais temas devam ser abordados.
Comentários