top of page
Foto do escritorocarcaranews

Festa São Pedro de Fortaleza resiste como Patrimônio Imaterial

Verdadeiro Patrimônio Imaterial da cidade de Fortaleza, com registro de tombamento em 2012, a festa de São Pedro na praia do Mucuripe é a maior representatividade do santo padroeiro dos pescadores do litoral fortalezense.


Originária em 1930, traz consigo não somente o significado religioso do catolicismo, sobrepõem vários elementos de costume original da sua gente e da sua pesca; de suas velas e das suas jangadas, também de suas várias embarcações, ali ancoradas.


Pioneiros do mar que desafiam as linhas marítimas; desde o navegador espanhol Vicente Pinzón que foi o primeiro a registrar a enseada – o que faz a controversa do “do descobrimento do Brasil” em praias cearenses. De fato, no período histórico das navegações do século XVI, tem algo inconteste: foi Pinzón que não somente chegou no Mucuripe – mas foi o primeiro que fez o percurso pela costa de Fortaleza até ancorar no Rio Ceará.


Dragões do mar que desafiaram o poder econômico no porto negreiro do Ceará, impedindo o desembarque da raça negra no Mucuripe, de modo não mais se perpetuasse o trafego da escravatura. A figura ícone do abolicionismo cearense, mais conhecido como Chico da Matilde (Francisco José do Nascimento) um dos principais líderes que fomentou a pioneira abolição no Brasil, em 1884.


Jacarés do mar, pra lutar por justiça social e direitos trabalhista para os pescadores, foram os motivos que levaram Manuel da Silva Meira, então presidente da Colônia Z1 (hoje Z8), de alcunha Jacaré e seus pares navegar até a Bahia da Guanabara e apresentar ao presidente Getúlio Vargas as reinvindicações, em 1939.


A saga da Jangada São Pedro, que navegou de Fortaleza ao Rio de Janeiro, foi registrada pelos Diários Associados, de Assis Chateaubriand.


Ao passar do tempo... a bucólica enseada será eterna, através de imagens de fotos antigas ou na singular lente do cineasta Orson Welles. Na canção Mucuripe de Raimundo Fagner As velas do Mucuripe. Vão sair para pescar. Vou levar as minhas mágoas. Prás águas fundas do mar”. Mas, o que não se pode perder jamais é a tradição da Festa de São Pedro de Fortaleza – que sempre aconteça no Mucuripe!


ADAUTO LEITÃO JÚNIOR

PROFESSOR E

HISTORIADOR

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page