Neste mês de agosto, em que se comemora o Dia da Advocacia (11/08), o presidente da OAB CE, Erinaldo Dantas, em entrevista ao Carcará News, fala sobre os princípios da advocacia, a valorização dos advogados e advogadas e a contribuição da advocacia para a sociedade.
Qual a importância do 11 de agosto para a advocacia hoje?
No dia 11 de Agosto, Dia da Advocacia, devemos compreender o papel fundamental das carreiras jurídicas para a sociedade. A advocacia protege a democracia e defende o Estado de Direito. Advogados e advogadas, no exercício do seu mister, garantem o direito à defesa, para todo e qualquer cidadão. Garantem a ampla defesa e o contraditório. Enquanto operadores do Direito, garantem que haja Justiça.
Durante todo o mês, a OAB Ceará celebra a data com a realização da VII Conferência Estadual da Advocacia Cearense (de 9 a 13 de agosto) e anuncia vários benefícios para a classe.
Como avalia a atuação da advocacia na função de contribuir com a justiça na sociedade?
A advocacia é considerada como uma das atividades essenciais para a administração da justiça. Daí a importância do advogado na sociedade. A advocacia zela pelos direitos e garantias dos cidadãos, participando de forma ativa na construção de uma sociedade mais igualitária e livre.
O que a OAB tem feito para que a advocacia possa exercer sua missão com independência e destemor?
A OAB Ceará trabalha incansavelmente em defesa das prerrogativas da advocacia. Estamos cotidianamente sendo desafiados por novas realidades, cujas demandas devemos responder com eficiência. Em tempos de crise, a Advocacia deve caminhar cada vez mais fortalecida e mais aguerrida. Precisamos permanecer sendo a ponte para o diálogo fraterno.
Tenho me esforçado para honrar o compromisso de aproximar cada vez mais a OAB da advocacia e da sociedade. Essa é uma luta conjunta em prol da Classe e dos cidadãos, que envolve toda a diretoria, os(as) presidentes de seccionais, os(as) conselheiros(as), os(as) membros(as) de comissões e nossos colaboradores. Temos nos empenhado ao máximo para que a advocacia possa continuar exercendo suas atribuições em prol da coletividade, tendo como única preocupação a salvaguarda do direito.
Lutamos contra a criminalização da advocacia criminal, nos mesmos moldes também a advocacia municipalista. A advocacia previdenciarista conseguiu conquistas fundamentais, como: postos de atendimento do INSS, em Fortaleza e nas Subsecções.
Visitamos mais de 70 municípios, com empatia pelos problemas enfrentados pela advocacia. Estamos lutando para garantir a estruturação nas Subsecções de todo o Estado. Somente nos meses de julho e agosto, realizamos a entrega de salas de apoio, salas de reunião e salas de estudos em Fortaleza e no interior do Estado. Em breve, estaremos entregando uma sala de coworking para a advocacia aqui na capital.
A luta é diária para a defesa das prerrogativas e para a manutenção do Estado Democrático de Direito. Sempre gosto de dizer que sozinhos vamos mais rápido, mas juntos mais longe!
Qual a mensagem que o senhor deixa para os estudantes de direito, diante da grande dificuldade no mercado de trabalho?
É necessário muito empenho, estudar sempre e nunca deixar de sonhar.
Acima de tudo, o jovem advogado e a jovem advogada precisam ter em mente qual é o seu dever social. A advocacia revoluciona. Temos o dever histórico de trabalharmos para defender e garantir a manutenção do Estado Democrático de Direito.
É preciso assumir o protagonismo na sociedade, sem jamais perder a capacidade de sonhar e ter utopias. A distância do seu sonho para a sua realidade é o quanto você está disposto a remar nessa direção. Mesmo que não consiga realizar o sonho, lute, porque o impossível é um lugar que não existe.
Eu sempre proponho o sonho e a utopia como meta para os jovens em início de carreira. Quem não sabe para onde vai, permanece perdido. É necessário ter um norte. Trabalhamos para que a OAB seja porto e farol, especialmente para os mais jovens. Porto, para oferecer segurança, defendendo sempre e em todo lugar as prerrogativas da advocacia; e farol, para apontar o caminho a seguir na árdua profissão que escolhemos, sempre pautados no trabalho com fé em Deus e retidão de caráter.
Outro dia, eu e o músico e piloto acrobático Waldonys estivemos no mesmo evento e ele compartilhou uma história que me marcou muito. Waldonys foi fazer um vôo e quando já estava no alto, percebeu um barulho estranho na parte traseira da aeronave. Era um rato, tentando roer fios bem importantes para a estabilidade do voo. Em vez de voltar para a base o mais rápido possível, ele optou por voar mais alto. Assim, o rato que tentou atrapalhar os planos do piloto, morreu asfixiado em altas altitudes. Quero deixar essa lição para todos: Na vida profissional, vocês irão se deparar com muitos desafios. Se um dia os “ratos” tentarem atrapalhar a vida de vocês, voem mais alto! Trabalhem, trabalhem e trabalhem! Mostrem para os “ratos” que eles merecem estar onde estão e vocês vão estar onde merecem, porque nada vence o trabalho com fé em Deus.
Desejo que vocês continuem estudando e sonhando alto. Que a utopia possa motivá-los e guiar os passos que percorrerão na caminhada profissional.
Comentários