Dramas de televisão chineses ou dramas de televisão da China continental são séries de televisão em chinês, feitas na China continental. Tendo feito mais de 15.000 episódios em 2014, a China produz mais dramas para a televisão do que qualquer outro país. O gênero mais popular de dramas na China é o romance de fantasia, com 47 dos 50 dramas mais assistidos no país em 2016 neste gênero.
Os dramas da televisão chinesa são populares e regularmente transmitidos na televisão em toda a Ásia, particularmente no Vietnã, Malásia, Cingapura, Tailândia, Indonésia, Filipinas, Taiwan (ROC), Sri Lanka e Camboja. Também está amplamente disponível por meio de serviços de streaming como o Netflix, que costuma oferecer legendas em vários idiomas
Desde a década de 1990, as séries históricas têm sido o gênero dominante no horário nobre da televisão. A tendência atingiu o pico no final dos anos 1990 e início dos anos 2000, com muitos dramas de palácio (também conhecidos como "Qing").
Dramas populares da televisão chinesa, como Ashes of Love, Story of Yanxi Palace, Eternal Love, The Princess Weiyoung, , Scarlet Heart, tiveram bilhões de visualizações entre streamings mais populares da China. Alguns dramas foram tão populares e amplamente aclamados que foram refeitos em outras línguas como o caso de Scarlet Heart: Moonlovers da Coreia do Sul ou foram criadas uma segunda temporada.
O canal CCTV-8 transmite séries de TV 24 horas por dia. O grande número de episódios permite que a trama seja carregada com muito mais detalhes do que em um curta-metragem. Um aspecto particular da vida, como colégio, faculdade ou vida profissional de uma pessoa, ou um trabalho específico, é mostrado com muito mais detalhes que permitem ao público conhecer essa área particular em detalhes. Isso dá ao público uma melhor compreensão dos personagens e suas perspectivas, bem como de todo o enredo.
As longas séries de televisão chinesas variam em qualidade, embora desde meados de 2010, os observadores tenham notado um aumento acentuado nos valores de produção e qualidade do roteiro em algumas séries.
Os dramas são gerados com um gênero específico, como romance, comédia, terror, drama familiar, esportes ou uma mistura deles na forma de antigo, histórico, da era republicana ou moderno para destacar o tema e atender ao interesse do público. Os dramas em chinês são frequentemente classificados de acordo com o local onde foram produzidos, como dramas do continente, dramas taiwaneses, dramas de Hong Kong e dramas de Singapura. Cada um difere no estilo de filmagem e formato de edição.
Dramas às vezes foram alvo de censura, com séries como A História do Palácio Yanxi e Ruyi's Royal Love in the Palace sendo criticadas pelo governo chinês por não promover os valores socialistas.
Vou deixar algumas indicações de c-dramas no catálogo na Netflix:
Jardim de Meteoros (2018)
Provavelmente o c-drama mais visto no ano passado, um clássico para toda dorameira. Uma nova versão do k-drama Boys Over Flowers. Rico, popular e nem um pouco humilde. Ele é uma espécie de deus na faculdade, mas ela vai trazê-lo de volta à Terra.
Find yourself (2020)
A história de uma mulher que vive sob pressão da mãe por já ter “passado da idade de casar”, seu relacionamento com um homem mais novo e as pressões que ela sofre da sociedade por conta disso
Well Intended Love (2019)
A trama gira em torno da atriz da lista D, Xia Lin, que é diagnosticada com leucemia. Para garantir uma doação de medula óssea, ela faz um pacto de casamento com um belo e jovem CEO, Ling Yi Zhou.
Well Intended Love 2 (2020)
O sucesso do primeiro foi tão grande que tentaram refazer a história com um enredo um pouco menos machista.
Gostam de dramas chineses ? Deixem nos comentários dicas para esta escritora e dorameira de carteirinha.
Mariana Beltrão é nordestina, nascida e criada no Recife – PE. Jornalista por formação e coordenadora de museu há uma década, conheceu a esfera coreana no final do ano de 2016. Posso dizer que foi amor “à primeira maratona”, são mais de cem títulos assistidos e sempre uma lista infinita dos para assistir. Espero compartilhar um pouco da cultura asiática com vocês. Convido você a contribuir com esta coluna. Deixe seu comentário o que achou do tema, experiências que queira dividir ou até indicar quais temas devam ser abordados.
Comments